sexta-feira, 6 de julho de 2012

Colin Andrew Firth


Estou amando este ator... ou o que ele faz. Desde meu conhecimento e apresentação dele em Orgulho e Preconceito, a série da BBC de 1995 (e lá se vão 17 anos...) sobre a obra de Jane Austen com mesmo nome, que já assisti inúmeras vezes, frisando sempre a cena do mergulho no lago (óbvio!), tenho tentado apreciar melhor seus demais trabalhos. Descobri que o conheço dos filmes há muito tempo, apesar de não ter me lembrado antes. Não me lembro dele em Shakespeare Apaixonado, a não ser que era um coroa mau, porém charmoso. Ainda assim recordo que ele era excêntrico, mas super fofo em O diário de Bridget Jones e, principalmente, Bridget Jones: no limite da razão. Por uma amiga soube que era o mesmo ator que protagonizou a série e que o filme era inspirado nas obras de Jane. E que delícia poder assistir novamente o filme e perceber as semelhanças com a série, como a cena em que as protagonistas ouvem Darcy falando mal delas, ou ele vindo se declarar, a continuação dele interpretando um cara do mesmo gênero, embora em tempos totalmente diferentes. Ele sempre lindo!

Fiquei feliz assistindo a série da BBC, porque é realmente fiel ao livro, reproduzindo-o praticamente em sua totalidade. Somente algumas coisas no livro explicam melhor certas atitudes de Darcy e o deixam mais maravilhoso ainda ou, na linguagem da época, o apresentam sobre uma luz favorável.

Colin Firth é um ator extraordinário! Gostaria muito de ter assistido O discurso do Rei no cinema, mas não pude. Pelo menos o assisti recebendo o Oscar de melhor ator! E agora, vendo o filme, já me maravilhei com o reencontro dele em cena com Jennifer Ehle (Lizzy Bennet) e, muito mais, sabendo pelos extras que foi o primeiro desde Orgulho e Preconceito. Ela ainda está muito linda! O jeito deles de se olharem e a fala de Lionel Logue, dizendo: “Acredito que se conhecem” ou algo parecido... Como se ela estivesse espantada em revê-lo. Achei o máximo! Só quem viu a série pode compreender. E quem estava lá também? “Mr. Collins!!!” Segue imagem de Colin e Jennifer em Orgulho e Preconceito.

Para não dizer que tudo é perfeito, Dorian Gray trouxe Colin muito bem, lindo de barba, mas pessoalmente, não gostei do filme assim como não gostei do livro e sua exaltação louca da beleza. E se não por Colin, diria que não valeu à pena, porque achei que o ator que interpreta Dorian poderia ser outro mais bonito do que Ben Barnes. Quando li O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, sobre o qual escrevi dois posts neste blog, imaginei um rapaz de melhor forma física, além da beleza do rosto. Mas engraçado que a Sybil Vane do filme é exatamente igual a da minha imaginação.

Papéis fortes de homens enigmáticos realmente são para Colin, e ele já declarou que gosta de trabalhar com este tipo de personagem. Perfeito em O Discurso do Rei. Vendo os extras também descobri que ele tem 1,92m. Não que seja nada demais, mas acho bonito homens altos e pelo vídeo não dá para perceber muito isto. Em O Discurso do Rei foi proposital de não quererem mostrar que ele é tão alto, porque George VI não era. Os extras em Bridget Jones: no limite da razão também são ótimos! Fiz o Teste “Quem é seu homem” e, para minha alegria, qual a resposta? Mark Darcy! (risos) Nunca gostei de Hugh Grant, mesmo... Mesmo em Um lugar chamado Nothing Hill o achava com cara de safado. Em Razão e Sensibilidade, série do livro de Jane Austen, também feita pela BBC, no papel de Edward, mantive a mesma opinião sobre ele. Não ficou legal... Principalmente tendo assistido depois de tanto tempo da série e tantos filmes com ele no papel de sedutor.
Veja o resultado do teste.


E aqui está o vídeo do extra de Bridget Jones: no limite da razão, em que ela entrevista Colin Firth, acredita? Achei fantástico! E ela foca bem onde também fiquei fixada... Achava que só eu era louca pela cena do lago... E me deu vontade de perguntar ao Colin: “Você se incomoda de esta cena ter marcado tanto a sua carreira (pelo menos para as garotas) a ponto de ofuscar demais outros trabalhos tão bons que você fez? Se incomoda de ser perguntado sobre isto sempre?” Sempre soube que havia muito em comum entre Bridget e eu...

Mais uma curiosidade: o ator que fez Mr. Bingley na série Orgulho e Preconceito, também aparece em O Diário de Bridget Jones como figurante na cena da divulgação do livro e na que ela pede demissão da editora. Segue a foto com Crispin Bonham-Carter, à esquerda, segurando um cartaz. Espero não estar muito enganada, porque sei que não tem o nome dele nos créditos, mas no máximo é um irmão idêntico a ele.

Poderia toda garota romântica como eu ter seu Fitzwilliam Darcy ou seu Mark Darcy! Um homem romântico, maduro e carinhoso! Poderia ter uma estátua de Colin Firth no Museu de Cera para que um dia eu vá fotografar ao lado dele... Mais fácil do que encontrá-lo pessoalmente.

“Aí ele vai correr até a minha porta, cair de joelhos... Possivelmente com uma camisa branca molhada, e vai me suplicar pra voltar! [...] Eu creio que a felicidade é possível.” (Bridget Jones em Bridget Jones: no limite da razão).

Espero ainda ter o prazer de ver todos os seus trabalhos.

Nenhum comentário: