sexta-feira, 8 de abril de 2011

Manacá

Desde muito criança já conhecia o Manacá, mas só mais tarde é que fui saber seu nome. Na casa da minha avó paterna, Teresa, havia um pé de manacá, que só foi arrancado muito após sua morte. Conhecida também como Manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora), é uma planta linda e muito perfumada. Florido em grande parte do ano, em certo momento do dia seu perfume exala enebriantemente. Suas flores variam do violeta ao branco, ficando claras conforme envelhecem.
É engraçado... É como se ela mostrasse várias faces de si, ou ainda, que sempre algumas coisas morrem na gente para que outras possam nascer, no entanto, algumas ainda permanecem por algum tempo.
Minha avó amava seu pé de manacá... E sempre, ou quase sempre, que eu ia embora da casa dela, parava ao lado do manacá para cheirar suas flores. Ele ficava bem perto do portão. Não tem como ver o manacá sem me lembrar da minha avó.
Depois, fiquei apaixonada por um perfume do Boticário que se chama Tarsila. Adorava o frasco, bonito e inspirado em Tarsila do Amaral. Ficava imaginando se ela tinha mesmo um perfume com um cheiro parecido. No entanto, não sabia da história desse perfume.
Quando pude, enfim, tê-lo, ganhado de presente de aniversário, descobri que era inspirado na obra de Tarsila, chamada Manacá! Que engraçado... Até a tampa do vidro do perfume tinha o formato do manacá pintado por Tarsila, na figura a direita.
Tive a idéia do post quando, indo para a faculdade, no caminho para o ponto de ônibus, percebi que plantaram uma fileira de plantas que acho que são mini-manacás (risos). Senti o mesmo cheiro forte e gostoso e tive todas as lembranças que citei acima.
A minha avó, os momentos que passamos juntas, as vezes que fui a casa dela e que notei o manacá, cheirei suas flores... Uma doce e perfumada lembrança.
A título de informação, no Site Oficial da Tarsila pode-se encontrar alguns jogos divertidos e um tema para Windows 7 para baixar. E para quem quer conhecer mais do Manacá, indico esse site PlantaSonya, de onde tirei algumas poucas informações para o post.
Fica a dica, para quem gosta de planta: tenha um pé de manacá! Para quem gosta de perfume: experimente Tarsila, do Boticário.

6 comentários:

Lidiane Ferreira disse...

Oi, Ka!

Eu gostei muito desse texto! Eu já tinha visto essas flores, mas não sabia nada sobre elas.

Muito legal a conexão delas com a obra de Tarsila do Amaral (não me esqueço do Abaporu rs)

Flores são sempre demais!

Gosto bastante do jeito que você escreve! =D

Beijooooo

Karla disse...

Obrigada pelo comentário, Lidi!
Pois é, o manacá faz parte da minha vida, e apesar da vida louca de Tarsila, ela tb, rs
Bjoo, amiga

Anônimo disse...

essa imagem me ajudara muito no trabalho de artes da escola !! obrigado! :) e para a bienal que ocorerra la tambem se quiser ir esse e o indereço: colegio santa cruz,araguaina tocantins!! ele esta prosimo final do mes! ::))

Karla disse...

Olá, meu querido(a) anônimo(a)!
Eu que tenho de agradecer pela sua visita ao meu blog e pelo convite. Infelizmente não poderei ir, porque sou baiana e moro na Bahia. Mas peço que tome cuidado na internet, para não fazer convites a pessoas que não conhece, porque elas podem não ser legais, tá?
Super beijo!
Bom trabalho na Bienal pra você!

Anônimo disse...

obrigado. pode ter certeza com essas informaçoes que vc me passo irei ter uma otima bienal !!! obrigado, sucesso pra vc . S2 abraços.

Karla disse...

Obrigada!!
Tomara que seja ótima, mesmo!
Beijão!